Google anuncia Android 4.1 Jelly Bean e suas novidades

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Como esperado, o Google apresentou hoje durante o evento para desenvolvedores Google I/O a próxima versão do seu sistema móvel Android. Ele é mesmo chamado Jelly Bean e tem o número de versão 4.1, como mostraram os vazamentos anteriores. O Nexus 7 tablet, que foi anunciado hoje, já vem com o sistema instalado. E ele vem com uma leva de novidades em relação ao Android Ice Cream Sandwich.

Para melhorar experiência do usuário no Android, o Google criou o chamado Project Butter para deixar ela “rápida, fluída e suave”. Uma das ações que foram tomdas nesse projeto é criar um chamado Buffering triplo, que permite que a GPU, CPU e demais componentes acessem os componentes de maneira única, dentre outros. E aliado a isso, o suporte à telas sensíveis ao toque agora conta com um sistema que prevê onde o dedo vai tocar para tornar. O vídeo abaixo mostra as principais melhorias nessa área.

(Vídeo no YouTube)

O gerenciamento de widgets recebeu novidades. Agora quando uma widget é alterada de tamanho, ela automaticamente se encaixa ao redor dos ícones numa determinada tela. E para excluí-la da tela, basta fazer o gesto de jogar para cima que ela automaticamente some. E quando você acha que a notória barra de notificações do Android não poderia ficar melhor, no Jelly Bean ela ganha ações estendidas. Desenvolvedores vão poder implementar ações nos avisos dos seus aplicativos, como por exemplo, expandir um email para lê-lo por inteiro sem abrir o aplicativo.

O Jelly Bean também vem com um teclado virtual mais preciso, com um algorítimo de previsão de texto capaz de adivinhar melhor qual palavra o usuário quis digitar. Essa área também ganhou uma novidade no reconhecimento de voz, que passou a ter suporte offline. Ele reconhece e escreve palavras (por enquanto apenas em inglês) sem a necessidade de uma conexão de dados. Outra novidade no campo de teclados (tanto o virtual como os conectados por Bluetooth) é o suporte a outros padrões como Dvorak.

Embaixo do capô as melhorias continuam. O Android 4.1 recebe um Android Beam melhorado, que agora tira proveito não só do WiFi Direct e NFC como bluetooth também. O acesso a codecs no sistema também fica mais fácil agora que aplicativos podem descobrir quais estão disponíveis em um aparelho específico e tirar proveito melhor delas. E por último mas não menos importante, o navegador do Android Jelly Bean tem melhorias de HTML 5, renderização mais rápida e melhor suporte à engine V8 de JavaScript.

Uma ótima novidade aos desenvolvedores são os Smart App Updates, ou “atualizações inteligentes de aplicativos”. Quando um aplicativo for atualizado, o Google vai enviar a um dispositivo apenas os bits que mudaram nesse aplicativo, o que deixa a atualização incrivelmente mais leve (segundo o Google, isso pode reduzir o tamanho de atualizações, em média, para 1/3 do total). E isso vai também economizar bastante de banda para quem adora atualizar seus aplicativos via 3G.

Os primeiros a receberem o update para o Android 4.1 Jelly Bean serão, obviamente, os aparelhos vendidos com a experiência pura do Android: Galaxy Nexus, Motorola Xoom e Nexus S. Essa atualização vai ser disponibilizada via OTA a partir da metade de julho, segundo um post do grupo oficial do Android no Google+.

Outras novidades, voltadas para o consumidor final, estão disponíveis nessa página. Já algumas voltadas apenas para desenvolvedores, estão disponíveis nessa outra página.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados