Lenovo anuncia ThinkPad Tablet 2 com Windows 8

Tablet tem câmera de 8 megapixels e pesa 590 gramas.

Paulo Higa
Por
• Atualizado hoje às 22:06
Lenovo ThinkPad Tablet 2 roda Windows 8 Professional (Foto: Gizmodo)
Lenovo ThinkPad Tablet 2 roda Windows 8 Professional

Vinte anos após o lançamento do primeiro notebook IBM ThinkPad, em 1992, a Lenovo anunciou um novo produto com foco em usuários corporativos: o ThinkPad Tablet 2, com processador Intel Atom e sistema operacional Windows 8 Professional. O tablet deverá ser lançado em outubro, mesma época em que o novo Windows chega aos usuários finais.

O ThinkPad Tablet 2 tem uma tela de 10,1 polegadas com resolução de 1366×768, a mínima necessária para rodar todos os recursos da interface Metro Windows 8 style UI. O processador é um Intel Atom, o que significa que ele rodará a versão completa do novo Windows, com área de trabalho clássica e compatibilidade com aplicativos legados. Isso é importante porque apenas o Surface com Windows RT será vendido inicialmente; a versão com Windows 8 chega só três meses depois.

Por ser um tablet focado no mercado corporativo, é de se esperar que o produto sera suficientemente resistente para aguentar os trancos do dia a dia. Mas isso não significa transformar um tablet em um tijolão: o ThinkPad Tablet 2 pesa 590 gramas e é um pouco mais leve que o Motorola Xoom 2 (603 gramas) e o iPad de terceira geração (652 gramas). A espessura é de 9,8 milímetros.

A Lenovo também incluiu porta USB, saída de vídeo HDMI, suporte a NFC e conexão de dados 3G ou 4G LTE. Completam o conjunto uma câmera traseira de oito megapixels (!), câmera frontal de 2 megapixels e microfone duplo para cancelamento de ruídos. De acessórios opcionais, temos uma caneta digitalizadora e um leitor de impressões digitais.

O ThinkPad Tablet 2 chega em outubro no mercado norte-americano e ainda não tem preço definido. O ABC News arrisca que ele será muito mais barato que o primeiro ThinkPad, lançado em outubro de 1992 por nada menos que US$ 4.350.

Com informações: ABC News, Neowin, Gizmodo Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados