Máquinas com Windows 8 chegam às prateleiras e à casa de consumidores a partir de 26 de outubro. Para não faltar com a tradição, a versão mais recente do Windows contará com aquela série de aplicativos terríveis pré-instalados, dependendo do fabricante. O crapware (como é chamado) foi confirmado pela ZDnet na loja virtual de um grande varejista americano. Você duvida que o mesmo crapware estará nos computadores com Windows vendidos no país?

Pelo menos alguns notebooks e AIO (all-in-one) das fabricantes Acer e Gateway incluem alguns aplicativos que sabidamente são uma chatice para desinstalar. Por exemplo, o Acer visto pelo site ZDnet inclui Nero 12 Essentials. Qualquer pessoa com algum conhecimento de informática sabe que o Windows oferece desde as últimas versões software integrado para queimar DVDs. E mais: quem queima DVDs hoje em dia? Sim, tem gente que o faz, mas tenho visto cada vez menos a mídia física sendo usada.

De qualquer forma, o Nero 12 Essentials possivelmente inclui bem mais do que aplicativos simples de gravação de DVD.

O notebook da Gateway avistado pelo site de notícia inclui Gateway Games, um serviço oferecido por terceiros com direito a 10 demonstrações de jogos, cada qual dando 6o minutos de jogatina. Sabe aqueles jogos terríveis e impossíveis de apagar da máquina depois que você se cansa dos popups irritantes? Aposto que os títulos inclusos no Gateway Games fazem parte desta categoria.

A loja HSN inclui um DVD com mais aplicativos para o consumidor instalar se quiser. Menos mal, pois cabe a cada um decidir se quer colocar no PC com Windows 8 o planejador de casamento perfeito (é sério).

Os computadores com Windows 8 estavam à venda com entrega prometida para alguns dias ou algumas semanas, sem respeitar o prazo de 26 de outubro determinado pela Microsoft. A loja HSN interrompeu a venda depois de receber pedidos da Acer e da Microsoft para respeitar a data de lançamento do próximo Windows.

PCs vendidos nas lojas da Microsoft não vêm com crapware – somente o Windows. A companhia faz a instalação limpa em máquinas de terceiros desde que o consumidor tope pagar 99 dólares. O programa Microsoft Signature está disponível para americanos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados