Tela inicial do Skype (imagem: divulgação / Microsoft)
Tela inicial do Skype

A poucos dias do lançamento mundial do Windows, a Microsoft revelou hoje uma versão do aplicativo de Skype especificamente para o sistema operacional. Baseado no visual conhecido até poucos meses atrás como Metro UI, o Skype para Windows emprega blocos grandes e exibe as atividades recentes logo na primeira tela.

Esta nova versão do Skype ocupa a tela inteira do computador, notebook ou tablet, conforme mandam as diretrizes visuais do Metro. Fotos bonitas e poucos botões dão acesso à maioria dos recursos aos quais o usuário se acostumou com o aplicativo tradicional, disponível no Windows, no Mac e no Linux.

“O lançamento foca na entrega de uma experiência que é simples, rápida e mais fácil de usar”, defende a Microsoft em comunicado corporativo distribuído a veículos de comunicação. Além do recurso óbvio de chamadas de áudio, aquele que faz do Skype este enorme sucesso, estão presentes a videochamada e as ligações para linhas telefônicas tradicionais (celular e fixo).

Notificações avisam ao dono da máquina que alguém está chamando para um bate-papo no Skype mesmo que esteja a vários apps de distância do comunicador. De acordo com a empresa, o aplicativo roda em segundo plano e permanece conectado com a rede do Skype, embora possibilite economia de energia. Há a promessa de que o app nativo para o novo Windows 8 evita que a bateria acabe rapidamente.

O bloco dinâmico do Skype na tela inicial mostra se o usuário recebeu chamadas ou mensagens.

Discador do Skype faz chamadas para fixos e móveis (imagem: divulgação / Microsoft)
Discador do Skype faz chamadas para fixos e móveis

O Skype para Windows 8 tem integração com o hub de pessoas do sistema operacional. Por meio dele dá para visualizar todos os contatos vinculados à conta Microsoft, inclusive aqueles em redes sociais como o Facebook. Telefonar para alguém fica a um clique de distância. A Microsoft deve estar adorando a ideia, visto que assim o usuário e consumidor gasta os créditos pagos de Skype sem nem perceber.

Neste mês de outubro estive numa demonstração do Windows 8 com uma engenheira da Microsoft que veio a São Paulo especificamente para este fim. Ao demonstrar o aplicativo de pessoas, ela mostrou num tablet que dava para telefonar para os contatos “desde que algum aplicativo esteja integrado à função”. Agora sabemos a que ela se referia.

Pelo que vi até agora, as chances de a Microsoft liberar um discador próprio para tablets conectados à rede celular são mínimas.

A Microsoft anunciou a aquisição do Skype em maio do ano passado por 8,5 bilhões de dólares. Dizem que o criador do serviço de VoIP conseguiu uma façanha em sua vida: vender o Skype primeiro para o eBay, que não soube o que fazer e revendeu de volta, para depois vender para a maior empresa de sistema operacional do mundo.

Triiiiiiiiiiim! (imagem: reprodução / Microsoft)
Triiiiiiiiiiim!

Leia sobre os acertos e erros de design do Windows 8 em artigo assinado pelo especialista Marcel Müller.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados