Cobrança do Windows 8 (imagem enviada pelo leitor André Terra)

A Microsoft começou a vender a atualização do Windows 8 Pro no site windows.com.br pelo preço promocional de 69 reais, valor divulgado ontem pela companhia na festa de lançamento do produto em São Paulo. Desde então, não param de chegar relatos de leitores avisando que há uma falha na cobrança pelo novo sistema operacional. Em vez de 69 reais, o e-commerce da Microsoft cobra por volta de 83,98 reais (ou algo próximo disso).

Por enquanto ainda não temos uma posição da companhia sobre a venda do Windows 8 Pro em formato digital. O valor de 69 reais anunciado ontem cria diferença de 200 reais em relação ao sistema em caixinha que grandes varejistas como Extra e Ponto Frio, entre outros, planejam oferecer em suas lojas. Priscyla Alves, gerente-geral de Windows, disse que os parceiros do varejo ficam livres para praticar o preço que quiserem.

A atualização do Windows 8 Pro custa 39,99 dólares nos Estados Unidos, o que dá uma cifra próxima dos 83,98 reais que consumidores têm encontrado na venda em windows.com.br. Sim, o Windows por aqui está mais barato do que lá fora. “Essa é a nossa oferta mais agressiva”, disse a gerente-geral durante o lançamento. Não há como discordar. O preço oficial da atualização ficará na casa dos 700 reais quando a oferta acabar, em janeiro de 2013.

Estamos esperando uma posição oficial da Microsoft Brasil sobre o assunto.

O leitor Guilherme V. diz ter entrado em contato com o atendimento da companhia para saber do valor cobrado. De acordo com um representante, a alta demanda fez com o que o sistema cobrasse um preço diferente do anunciado.

Consumidores com Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 podem adquirir a atualização para o Windows 8 Pro. A Microsoft não divulga por enquanto os preços do Windows 8 (normal) nem dos Windows em formato integral (sem que seja atualização).

Obrigado ao leitor André Terra pela captura de tela.

Atualização às 14h53 – A página de venda do Windows 8 foi substituída por uma mensagem dizendo que o sistema chega “em breve”. Em nota, a empresa reconhece o problema e promete compartilhar mais informações assim que as tiver.

“A Microsoft Brasil informa que identificou o erro no valor cobrado pela atualização do Windows 8 Pro via download. Tão logo identificado o problema, o site foi retirado do ar. A empresa está trabalhando na solução dessa questão e pede desculpas pelo inconveniente causado.”

Atualização em 27/10 às 13h53 – A equipe de comunicação da Microsoft Brasil deve ter ficado de plantão para trazer as novidades sobre a venda do Windows 8. Comunicado enviado à meia-noite informa que o preço foi corrigido e que a companha toma providências quanto aos consumidores afetados. Leia na íntegra:

“A Microsoft Brasil informa que a compra via download da versão de atualização do Windows 8 Pro foi normalizada. A empresa pede desculpas por qualquer inconveniente causado e informa que tomará as devidas providências em relação aos clientes afetados”.

A Microsoft não disse como irá ressarcir os clientes.

Receba mais sobre Windows 8 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados