Fotos e manual do tablet Nexus 10 do Google aparecem

Tablet com experiência pura do Android será fabricado pela Samsung.

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 5 dias

O Nexus 7 foi um sucesso. Lançado em junho desse ano, o tablet chamou atenção de muita gente, por ser bem construído, ter um ótimo hardware e ser vendido a preços muito competitivos. Já que a receita deu certo, o Google deverá replicá-la em um irmão com tela maior: se trata do Nexus 10, onde o principal diferencial é a experiência mais pura possível do Android.

Uma das primeiras informações a vazar sobre o tablet aconteceu quando o site coreano Seeko conseguiu o manual do Nexus 10. O documento revelou que o tablet que rodará Android 4.2 Jelly Bean, terá uma câmera traseira e a marca “Nexus” grafada com o maior tamanho possível. Além disso, a tela do dispositivo teria a resolução de 2560 x 1600 pixels. Considerando 10,1 polegadas, o Nexus 10 tem aproximadamente 300 dpi, superando a altíssima resolução do iPad com tela Retina, que possui, aproximadamente, 264 dpi.

Logo em seguida, o site BriefMobile teve acesso a uma unidade do Nexus 10. As imagens confirmam tudo do manual: o Android 4.2 Jelly Bean, a tela de alta resolução e a fabricação pela Samsung. Além disso, é possível notar que o tablet possui a traseira de alumínio, algo inédito na linha de tablets da Samsung.

Em especificações, o Nexus 10 é, digamos, normal. Com 2 GB de memória RAM, processador dual-core Exynos 5250 de 1 GHz e GPU Mali-T604, poderia dizer que não faz muito sentido o Google lançar um smartphone com processador quad-core (como apontam os vazamentos) e deixar um tablet com processamento dual core. A tela leva a tecnologia Super AMOLED, e o tablet conta com NFC, Wi-Fi, Bluetooth 4.0 e dois alto-falantes que se encontram na parte frontal ao lado da tela. O aparelho em questão tinha 16 GB de capacidade, mas isso não impede que existam modelos de maiores capacidades.

Não há muitas novidades em relação ao sistema: as únicas coisas que realmente chamam atenção é o suporte a múltiplos usuários e uma opção de rápido controle de energia. Isso torna possível, por exemplo, ativar e desativar o Wi-Fi, Bluetooth e alterar o brilho da tela sem precisar fazer muito esforço. Se isso fosse implementado na versão do Android para celulares, seria uma mão na roda.

O Nexus 10 deverá ser apresentado oficialmente no evento do Google, que deverá acontecer no dia 29 de outubro, junto do LG Nexus 4.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados