Google anuncia Android 4.2 com suporte a múltiplos usuários e teclado parecido com o Swype

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 4 dias
Não precisa mais instalar Swype: Android 4.2 tem teclado novo

O Google cancelou o evento de hoje, mas não deixou de anunciar suas novidades para o Android. Além de apresentar a nova linha Nexus, o Google contou as novidades do Android 4.2, que ainda não é o Key Lime Pie — trata-se do Jelly Bean com algumas novidades bem interessantes, como o teclado virtual parecido com o Swype e o suporte a múltiplos usuários em tablets.

Uma das novidades do Android 4.2 é o suporte ao Miracast, uma tecnologia sem fio de streaming de vídeos. Assim como no AirPlay, será possível exibir vídeos e jogos do smartphone ou tablet diretamente na TV. A diferença é que o Miracast é um padrão aberto, então poderá ter suporte em mais dispositivos. A Samsung já possui uma tecnologia semelhante em aparelhos como o Galaxy S III e o Galaxy Note II, mas chama o recurso de AllShare.

O Android 4.2 também traz melhorias no teclado virtual: agora será possível escrever apenas deslizando o dedo pelas teclas, assim como você faz no Swype. O recurso Gesture Type também tenta adivinhar a próxima palavra que você pretende escrever, como no SwiftKey — se você digitar “boa”, ele poderá sugerir “tarde”. Alguns desenvolvedores devem ter ficado bem tristes com a novidade.

O recurso Photo Sphere virá embutido no aplicativo de câmera e funciona como um Street View que pode ser carregado no bolso. Você poderá tirar várias fotos e juntá-las para formar uma foto navegável em 360º. Será possível adicionar sua criação no Google Maps ou no Google+. Segundo o The Verge, o Photo Sphere gera uma imagem JPEG com códigos XML, então vários sites e aplicativos poderão suportar o formato.

Aplicativo de relógio do Android também ganhou um trato

Para tablets, como adiantado em julho, o Android 4.2 traz o suporte a múltiplos usuários, como nos sistemas voltados para desktops. Cada usuário poderá ter seus próprios aplicativos e seus próprios dados, o que deve facilitar o uso do tablet por vários membros da família. Se você precisar emprestar seu tablet para um amigo, por exemplo, ele não terá acesso aos seus emails, históricos ou jogos salvos.

O smartphone LG Nexus 4 e o tablet Samsung Nexus 10 virão com o Android 4.2 de fábrica. Outros aparelhos da linha Nexus, como o Galaxy Nexus e o Nexus 7, devem receber a atualização nos próximos dias ou semanas — pelo menos é o que esperamos.

Com informações: Official Android Blog, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados