Se você leu o título e se perguntou “o que isso tem de mais?”, eu lhe digo. Até pouco tempo atrás, a Apple nunca havia permitido que fosse executado nativamente em seus dispositivos com iOS um vídeo que não estivesse no formato Quick Time ou MP4 (codificado em H.264 em qualquer um dos casos).

Isso mudou recentemente com a chegada de alguns aplicativos como o Yxplayer e o CineXPlayer, que chegaram à App Store do iPad permitindo a reprodução de outros formatos, como o popular AVI. Eles ainda têm muito o que melhorar (como você pode ler na resenha do CineXplayer), mas já representam uma melhora para quem não gosta de ficar convertendo seus vídeos para poder assistir no iPad.


O VLC é um aplicativo de reprodução de vídeo de grande sucesso em diversas plataformas e agora ele chegou ao iPad com grandes promessas. A principal delas é “reproduzir a maioria dos arquivos multimídia.” A página do VLC na App Store faz uma declaração ousada (pelo histórico de aplicativos similares):

“O VLC tem todos os codecs inclusos. Ele vem com suporte para quase todo codec existente. E mais, ele consegue até mesmo reproduzir arquivos de mídia danificados, […] ele reproduz toda informação de audio e vídeo que ainda está intacta.”

O VLC cumpre o que promete? Em partes. Ele reproduz sim, diversos arquivos. Alguns com perfeição (e legendas embutidas), outros com o audio fluído mas o vídeo indo aos trancos. Isso no caso de AVIs e MP4s, o RMVB, por exemplo, nem foi reproduzido.

Mas a chegada deste app nos traz algumas esperanças a mais. Uma delas reside no fato de o VLC ser um aplicativo de código aberto, então há possibilidade de que uma grande comunidade de desenvolvedores possa ajudar a resolver os desafios de reprodução (talvez de maneira mais rápida do que uma pequena empresa privada pudesse conseguir). A outra coisa a se esperar é o aplicativo para iPhone e iPod Touch, que os desenvolvedores disseram estar a caminho.

Se você já tem um iPad, não precisa esperar. O VLC está disponível na App Store pelo preço preferido de todo mundo: de graça. Baixe neste link.

Com informações: Applidium.

Receba mais sobre VLC na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados