O que é meme?

Transmissão cultural; saiba o que é meme qual são suas origens, o início desse conceito contemporâneo de expressão

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 11 meses

Cresceu rápida e organicamente na internet essa forma de expressão. Afinal, o que é meme? Conhecido pela criação de piadas na rede, o conceito é muito mais profundo e teve origens bem antes da era digital. Veja abaixo, as definições e evolução dessa forma contemporânea de expressão.

O que é meme (Imagem: Facebook/Divulgação)
Memes são formas de comunicação para transmissão cultural (Imagem: Facebook/Divulgação)

A origem do meme

Para facilitar o entendimento, é preciso explicar dois conceitos que estão ligados diretamente ao meme como conhecemos hoje, um de via educacional e outro de comportamento cultural.

Técnica Mnemônica

É uma técnica auxiliar de memória, que pode ser usada para guardar fórmulas, utilizando as iniciais das palavras, entre outros modos. A modalidade que importa para descrever os memes de hoje é a pictórica, onde imagens passam um conceito, sentimento, significado.

Antes da era digital

Criado pelo biólogo Richard Dawkins em 1976, o conceito de meme é definido por ele assim:

“Memes (unidades discretas de conhecimento, fofoca, piadas e assim por diante) são para a cultura o que os genes estão para a vida. Assim como a evolução biológica é impulsionada pela sobrevivência dos genes mais aptos no pool genético, a evolução cultural pode ser impulsionada pelos memes mais bem sucedidos.”

O que são os memes na internet

Reforçados com a ideia de uma técnica de memorização que contém símbolos culturais, ideias, eles funcionam transmitindo um conceito universal que pode ser interpretado localmente. Com o auxílio da internet chegou aos patamares globais de comunicação.

Como funcionam

Um meme é uma imagem transmitida para viralizar na internet, complementada com texto, compartilhando comentários pontuais sobre símbolos culturais, ideias sociais ou eventos atuais.

É normalmente uma foto ou vídeo, embora possa ser um bloco de texto. Quando atinge muitas pessoas, ele se espalha por meio de plataformas sociais como Twitter, Facebook, Instagram, mensagens de texto, entre outros. Quanto mais um meme é difundido, maior é a influência cultural que ele tem.

O que são memes? (Imagem: Facebook/Divulgação)
Podem ser piadas, protestos irônicos ou ambos (Imagem: Facebook/Divulgação)

Alguns podem durar por um tempo pois representam algo atemporal que ainda soa como verdadeiro para as pessoas, como a paternidade. Outros memes são específicos para um evento ou ideia e tendem a desaparecer após um período.

Para que utilizar?

Os memes são um fenômeno social mundial. Quanto mais ressoa nas pessoas, mais elas o compartilham e a mensagem se espalha. Os memes são geralmente engraçados, mas muitas vezes esse humor é injetado com comentários políticos ou sociais irônicos.

É a nova forma de comunicação ou protesto que atinge o maior número de pessoas de forma orgânica. Empresas já estão utilizando a técnica para difundir uma marca ou conceito de campanha, se utilizando do fenômeno social para fins publicitários.

Agora que já sabe o que é meme, que tal começar a fazer os seus e expressar suas ideias na internet? Boa diversão.

Com informações: Lifewire, Merriam-Webster, Sproutsocial, UFRGS

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre meme na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados